S11-49b 02

Língua e Arte/Educação: leituras em perspectiva

Compartir en TWITTER/FACEBOOK/LINKEDIN

Deja tu comentario

Participa en esta ponencia enviádole tu pregunta o comentario a los autores

Añadir comentario

Firmantes

profile avatar
Carmelita Minelio Da Silva AmorimUniversidade Federal do Espírito Santo
profile avatar
David Ruiz TorresUniversidade Federal do Espírito Santo

Enfoque

Ler o mundo continuamente é imprescindível para se ler a palavra e para se ler a imagem, pois língua(gem) e realidade são/estão imbricadas. Desse modo, o contexto é a base para que tanto a palavra quanto a imagem ganhem sentido, uma vez que qualquer instância autêntica de uso da língua(gem), em todas as suas manifestações, precisa estar situada. Considerando a aquisição da leitura e da escrita no processo de alfabetização de adultos, trazemos para o bojo das discussões possíveis relações que podem ser estabelecidas entre língua e arte/educação com mediação digital, tendo como ponto de partida sempre o contexto em que os indivíduos estão inseridos e as relações que se estabelecem com outros contextos. O objetivo deste trabalho, portanto, é apresentar uma experiência de alfabetização de adultos, residentes em uma área rural, baseada na junção entre a concepção funcional-cognitiva de língua e a arte/educação com mediação digital. Para tanto, tomamos como base alguns princípios da proposta para a alfabetização emancipadora de Freire (2014[1987]), a concepção de língua como um sistema adaptativo complexo, que implica processos cognitivos de domínio geral, especialmente a categorização (BYBEE, 2016[2010), a conexão intrínseca entre leitura da imagem e contextualização na arte-educação, uma vez que a leitura é uma necessidade de reconhecimento de nós mesmos e de construção da realidade na qual estamos inseridos e que ultrapassa os limites da palavra (BARBOSA, 1989; 2010; 2022), além da possibilidade do uso de meios digitais na mediação dessa leitura. A metodologia utilizada é o estudo de caso, uma vez que se trata de analisar uma experiência de alfabetização, inserida em um projeto de pós-doutorado que une Linguística e Arte, além de aspectos da alfabetização e da mediação digital. Os resultados apontam para a validade da referida junção teórico-metodológica e para a necessidade de se reavaliar a questão em torno da periodicidade dos encontros com os alfabetizandos que, a nosso ver, precisa ser intensiva. Parte dos resultados não foi a esperada, uma vez que ocorreram quebras na regularidade com que os alfabetizandos compareciam aos encontros. Essa irregularidade se dá devido ao trabalho realizado na roça (plantação e colheita de café e de feijão), que, dependendo do tempo (sol ou chuva) e de questões de saúde (são idosos em torno de 60 anos), afeta a disponibilidade para o estudo. Entretanto, há pontos positivos, entre os quais, se destacam a tomada de consciência sobre questões em torno do trabalho que realizam e a ampliação da visão de mundo para além do tempo-espaço em que estão inseridos.

Preguntas y comentarios al autor/es

Hay 02 comentarios en esta ponencia

    • profile avatar

      Carmelita Minelio Da Silva Amorim

      Comentó el 14/07/2023 a las 21:28:09

      Saudações, María Teresa. Agradecemos por seu comentário!
      Em relação às dificuldades enfrentadas pelos alfabetizando, uma alternativa que pensamos é a gravação de pequenos vídeos (pequenos textos lidos com a sinalização de cada palavra pronunciada e sempre acompanhados de imagens) a serem enviados diariamente, via WhatsApp, a fim de que eles mantenham um contato constante com a palavra escrita, além do retorno aos encontros presenciais assim que possível.

    • profile avatar

      María Teresa Machado Durán

      Comentó el 14/07/2023 a las 15:34:08

      Saludos Carmelita y David
      Es muy loable la perspectiva alfabetizadora que emprende este trabajo y siempre lo será, sin embargo, consideraron ustedes alguna alternativa para poder sortear las dificultades que se le presentan a los alfabetizados?. Gracias.


Deja tu comentario

Lo siento, debes estar conectado para publicar un comentario.

Organiza

Colabora