profile avatar

Francisco Casimiro Lubalo

Pais Angola Adscripción Institucional Universidade 11 de Novembro (Cabinda)

Sobre mí

CURRICULUM VITAE RESUMIDO

Dados pessoais:

Nome e apelidos:Francisco Casimiro Lubalo.

Naturalidade:Município de Belize.

Data de nascimento: 10/10/66.

Província: Cabinda.

Nacionalidade: Angolana.

Afiliação:Casimiro Ngoma e Regina Matonha.

Nº. do Bilhete de Identidade: 000033964CA030.

Nº do Passaporte: NO101093

Telemóveis: 928663287/915348691.

E-mail: filantropico2003@yahoo.es

Filiação partidária:

§Militante do MPLA. Secretário para a Educação Comunitária do CAP do Condomínio do Buco Ngoio.Coordenador Adjunto da Subcomissão de especialidade do Comité de Especialidade do MPLA para o Ensino Superior.

Filiação religiosa:

§Crente e Pastor da Igreja de Jesus Cristo Sobre Terra, pelo seu Enviado Especial Simon Kimbangu, vulgo Igreja Kimbanguista.

Formação universitária:

§Doutorado em Ciências Económicas (Especialidade: Gestão e Recursos Humanos). Faculdade de Ciências Económicas. Universidade “Marta Abreu” de Las Villas. Cuba, 2007.

§Mestrado em Psicopedagogia: Faculdade de Psicologia. Universidade Central “Marta Abreu” de Las Villas, Cidade de Santa Clara, Província de Villa Clara, República de Cuba, 2002.

§Mestre de Grau (pela UNESCO) em Psicologia: Faculdade de Ciências Sociais e Humanísticas. Universidade Central “Marta Abreu” de Las Villas, Província de Villa Clara, Cuba.

§Diplomado em Gestão Empresarial: Faculdade de Ciências Empresariais. Universidade Central “Marta Abreu” de Las Villas, Província de Villa Clara, Cuba,, 2000.

§Licenciado em Psicologia: Faculdade de Ciências Sociais e Humanísticas. Universidade Central “Marta Abreu” de Las Villas. Província de Villa Clara, Cuba, 1993.

Principais investigações para superação e obtenção de graus científicos:

1992/1993: “Dinâmica para o Estabelecimento de Metas Grupais e Individuais em Conselhos de Direcção”. TFC para a obtenção do grau de Licenciado em Psicologia. UCLV/Santa Clara. Cuba.

2001/2002: “Modelo para o Estudo das Necessidades de Formação de Executivos e Directivos. Para obtenção de Diplomado em Gestão Empresarial. Universidade “Marta Abreu” de Las Villas. Cuba.

2001/2002: Procedimento para o Diagnóstico Participativo das Necessidades de Formação de Pessoal em Organizações. Dissertação para a obtenção do grau de Mestre em Psicopedagogia. Faculdade de Psicologia. Universidade “Marta Abreu” de Las Villas. Villa Clara. Cuba.

2004/2005: Procedimento para a Gestão da Formação de Recursos Humanos em Empresas Produtoras. Mínimo de Idioma para Doutorado em Ciências Económicas. Universidade “Marta Abreu” de Las Villas. Cuba.

2005/2006: Influência das NTIC para Produtividade Decisória em Directivos. Mínimo de Problemas S. C. e Tecnologia, para o título de Doutorado em Ciências Económica.

2006: Contribuição do Modelo Participativo e Estratégico da Formação em Relações Económicas. Mínimo de Economia Política. Doutorado em Ciências Económicas. Universidade “Marta Abreu” Las Villas. Cuba.

2006/2007: Estratégia para a Gestão de Recursos Humanos em entornos Organizacionais do Novo Milénio. Mínimo de Especialidade em Direcção (Gestão e Recursos Humanos) pelo título de Doutorado em Ciências Económicas. F. de Ciências Económicas. Universidade “Marta Abreu” de Las Villas. Cuba.

2007: Gestão Participativa e Estratégico da Formação e Desenvolvimento de Recursos Humanos na Função Pública/Empresas Estatais Angolanas. Pré – tese, em opção do título de Doutorado em Ciências Económicas. F. de Ciências Económicas. Universidade Central “Marta Abreu” de Las Villas. Cuba.

2007: Modelo Participativo e Estratégico para a Gestão da formação de Recursos Humanos em Empresas Estatais Angolanas de Telecomunicações. Caso Movicel/Cabinda. Tese para grau de Doutorado em Ciências Económicas. F. de Ciências Económicas. Universidade “Marta Abreu” de Las Villas. Cuba.

Idiomas:

Português: entende, lê, escreve e fala correctamente.

Espanhol: entende, lê, escreve e fala correctamente.

Inglês: entende, lê, escreve e fala aceitavelmente.

Francês: entende intermitentemente.

Línguas maternas:

Fiote: entende, lê, escreve e fala correctamente.

Kikongo (do Congo Brazzaville): entende, lê, escreve e fala correctamente.

Lingala (da RDC): entende, lê, escreve e fala aceitavelmente.

Actividad, proyectos y publicaciones

Algumas de entre as principais publicações (dos últimos 10 anos e apenas em sítios internacionais):

Lubalo, F. C. (2012): Diagnóstico do estado da prática do curso de ensino da psicologia /ISCED/UON. 2ª Mostra Nacional de Práticas de Psicologia – São Paulo, Brasil.

Lubalo, F. C. e Gomes, A Nascimento, (2012): A formação no contexto angolano: uma perspectiva desde o curso formativo em ensino da Psicologia no ISCED ao curso de formação em psicologia clínica no ISPC da UON. Artigo publicado na 2ª Mostra Nacional de Práticas de Psicologia. São Paulo, Brasil.

Lubalo, F. C. (2013): Procedimiento para gestión de formación de recursos humanos en empresas estatales angolanas de telecomunicaciones. Revista, España. Disponible en http://www.eumed.net/tesis-doctorales/2013/fcl/bibliografia-empresas-angolanas-telecomunicaciones.html

Lubalo, F. C. (2013): Modelo participativo y estratégico para la gestión de la formación de recursos humanos en empresas estatales angolanas de telecomunicaciones. Caso Movicel/Cabinda. Revista Contribuciones a Economia, /España. Diponível en www.eumed.net/tesis-doctorales/2013/fcl/fcl.pdf

Lubalo, F. C. (2013): A empresa como espaço de interações e de tomada de decisões grupais. Artigo publicado na revista. Disponíble en http://www.eumed.net/ce/2013/empresa-espacio-interaccion.html

Lubalo, F. C. (2014): Impacto e pertinencia do curso de ensino da  psicologia do Instituto Superior de Ciências de educação da Universidade Onze de Novembro em Cabinda no mercado de Trabalho. IX Congreso Internacional de Gestión Empresarial Administración Pública. Disponíble ISSN 978-959-16- 1736-1.

Lubalo, F. C. (2014): La formación de recursos humanos en la Universidad 11 de Novembro. IX Congreso Internacional de Gestión Empresarial Administración Pública. Disponíble ISSN 978-959-16- 1736-1.

Lubalo, F. C. (2014): El diagnóstico participativo, variable estratégica para satisfacer necesidades formativas en empresas del siglo XXI. Publicado en 2014. Disponível en https://www.unich.edu.mx/wp-content/uploads/2014/01/Programa-y-antologia-Diagnostico-Participativo.pdf.

 Lubalo, F. C. (2015): La formación postgraduada en la Universidad 11 de Noviembre. Presentada en el Congresso PEDAGOGÍA 2015, Palácio de Convenciones de La Habana, Cuba. Disponíble en: http://www.cubaeduca.cu/media/www.cubaeduca.cu/medias/evaluador/Programa-Cientifico-2015.pdf

Lubalo, F. C. (2015): Impacto e pertinencia do curso de ensino da  psicologia do Instituto Superior de Ciências de educação da Universidade Onze de Novembro em Cabinda no mercado de Trabalho. Disponíble en http://www.eumed.net/eve/9ecd-pon.html

Lubalo, F. C. (2015): Gestão de Recursos Humanos: um diálogo controvéro desde a etimologia do conceito. 1ª Jornada Epistemológica da Universidade 11 de Novembro. Edições KT. Luanda, Angola.

Lubalo, F. C. (2017): Modelo participativo y estratégico para la gestión de la formación de recursos humanos en empresas estatales angolanas de telecomunicaciones. Caso Movicel/Cabinda. Disponível en https://s3.likedoc.org/uploads/STE2017/07/09/6peyrjdS5D/b833373781b31b9f8efb66b67ac9de79.pdf

Lubalo, F. C. (2017): Modelo Participativo e Estratégico para a Gestão da Formação de Recursos Humanos em Empresas Estatais Angolanas. Publicado em 2017 nas melhores teses de doutoramento de Cuba dos últimos 20 anos (1993-2013). Colocada no Centro de Estudos da Economia Cubana. Universidad de ça Habana, em “Serie: Tesis Doctorales”: https://s3.likedoc.org/uploads/STE2017/07/09/6peyrjdS5D/b833373781b31b9f8efb66b67ac9de79.pdf.

Lubalo, F. C. (2018): Procedimiento para la Gestión de la Formación de Recursos Humanos en Empresas Estataless Angolanas de Telecomunicaciones. Tesis de Doutorado, versión predefesa, publicada em Dezembro de 2018 entre as teses doutorais pela “Ingeniería Económica da Universidade Nacional de Ingienería de Lima, Perú. Disponível em: http://ingenieriaeconomicauni.blogspot.com/2018/12/tesis-doctorales-biblioteca-virtual.html

Tallman S, Sungo MD, Lubalo FC, Saranga S, Beleza, S. (2019): Sequencing hundreds of whole genomes from Bantu-speaking populations uncovers rare variation and informs on the recent demographic history of sub-Saharan Africa. Annual Congress of the Society of Molecular Biology and Evolution. Investigação conjunta no âmbito do projecto de cooperação bilateral com o Departamento de Genética e Biologia Genómica da Faculdade de Ciências da Saúde, Universidade de Leicester, Inglaterra, Reino Unido.

Lubalo, F. C. (2020): A educação angolana no pós-COVID-19: Um olhar desde a psicologia da religião. Evento NODOS del conocimiento. Sevillha, Espanha.      Disponível em: https://nodos.org/ponencia/a-educacao-angolana-no-pos-covid-19-um-olhar-desde-a-psicologia-da-religiao/

Lubalo, F. C (2020). COVID-19: Um diálogo controverso desde o prisma psicológico do impacto. Evento NODOS del conocimiento. Sevillha, Espanha. Disponível em: https://nodos.org/ponencia/covid-19-um-dialogo-controverso-desde-o-prisma-psicologico-do-impacto/

Lubalo, F. C (2020). Formación estratégica de recursos humanos en empresas: una contribuición a la Movicel-Telecomunicações en Cabinda. Evento NODOS del conocimiento. Sevillha, Espanha. Disponível em: https://nodos.org/ponencia/formacion-estrategica-de-recursos-humanos-en-empresas-una-contribuicion-a-la-movicel-telecomunicacoes-en-cabinda/

Lubalo, F. C. (2021): A educação angolana no pós-COVID-19: Um olhar desde a psicologia da religião. Colección ConocimientoEvento NODOS del conocimiento. Sevillha, Espanha.      Disponível em: https://nodos.org/ponencia/a-educacao-angolana-no-pos-covid-19-um-olhar-desde-a-psicologia-da-religiao/

Lubalo, F. C (2021). COVID-19: Um diálogo controverso desde o prisma psicológico do impacto. Evento NODOS del conocimiento. Sevillha, Espanha. Disponível em: https://nodos.org/ponencia/covid-19-um-dialogo-controverso-desde-o-prisma-psicologico-do-impacto/

Lubalo, F. C (2021). Formación estratégica de recursos humanos en empresas: una contribuición a la Movicel-Telecomunicações en Cabinda. Evento NODOS del conocimiento. Sevillha, Espanha. Disponível em: https://nodos.org/ponencia/formacion-estrategica-de-recursos-humanos-en-empresas-una-contribuicion-a-la-movicel-telecomunicacoes-en-cabinda/

Lubalo, F. C. (2021): A educação angolana no pós-COVID-19: Um olhar desde a psicologia da religião. ECOSISTEMA DE UNA PANDEMIA. COVID 19, LA TRANSFORMACIÓN MUNDIAL. Editorial: Dykinson. Colección: Conocimiento Contemporáneo. Madrid, Espanha. ISBN: 978-84-1377-328-5. ISBN electrónico: 978-84-1377-328-5. Pág 306. Também disponível em: https://nodos.org/publicaciones-del-congreso/

 Lubalo, F. C (2021). COVID-19: Um diálogo controverso desde o prisma psicológico do impacto. ECOSISTEMA DE UNA PANDEMIA. COVID 19, LA TRANSFORMACIÓN MUNDIAL. Editorial: Dykinson. Colección: Conocimiento Contemporáneo. Madrid, Espanha. ISBN: 978-84-1377-328-5. ISBN electrónico: 978-84-1377-328-5. Pág. 1904. Também disponível em: https://nodos.org/publicaciones-del-congreso/

Projectos de investigação e colaborativos em curso:

Sequencing hundreds of whole genomes from Bantu-speaking populations uncovers rare variation and informs on the recent demographic history of sub-Saharan Africa. Annual Congress of the Society of Molecular Biology and Evolution. Investigação conjunta no âmbito do projecto de cooperação bilateral com o Departamento de Genética e Biologia Genómica da Faculdade de Ciências da Saúde, Universidade de Leicester, Inglaterra, Reino Unido.

Estudo indirecto da COVID-19 nas populações da Província de Cabinda. Um estudo diagnóstico  durante o semestre Março-Setembro de 2020. Investigação conjunta no âmbito do projecto de cooperação bilateral entre a Faculdade de Medicina da UON, com o Departamento de Genética e Biologia Genómica da Faculdade de Ciências da Saúde, Universidade de Leicester, Inglaterra, Reino Unido.

Percepção diagnóstica do uso da máscara facial pelos citadinos capitalinos de Cabinda em contexto de COVID-19 durante o trimestre Abril e Julho de 2020. Investigação pela Faculdade de Medicina da UON, no âmbito da sua responsabilidade e compromisso com a Comissão Provincial da Prevenção e Combate à COVID-19.

 Experiência profissional e de direcção universitárias

De 2009 a Abril de 2015:

  • Vice-decano do ISCED e Vice-reitor P/ Assuntos Científicos e Pós-graduação, em exercício, da  Universidade 11 de Novembro  (UON).
  • Membro da Comissão para a realização de estudos de oportunidade sobre os cursos de Mestrado em “Gestão das Instituições Educativas” e “Didáctica do Ensino Superior” e de elaboração dos programas dos cursos de Língua Portuguesa, Análises Clínicas, Imagiologia e Psicologia Clínica da UON.
  • Coordenador da Comissão para a análise do Curso de Ensino de Psicologia do ISCED/UON. Coordenador dos programas de formação pós-graduada da UON.
  • Coordenador do Projecto do Curso de Psicologia Clínica do ISPC de Cabinda da UON.
  • Coordenador da Comissão para a implementação do Projecto de Cooperação Interinstitucional pelo Mestrado e Doutoramento entre o ISCED/UON e a Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil.
  • Membro da Comissão Permanente da Reforma Curricular do ISCED/UON.

Principais Funções Administrativas, Colaborativas e Científico-académicas Actuais:

  • Vice-decano P/Área Científica e Pós-graduação da Faculdade de Medicina da Universidade 11 de Novembro (UON).
  • Docente em regime de tempo integral, na categoria de Professor Associado, pelo ISCED e, em regime de tempo parcial pela Faculdade de Economia (UON).
  • Coordenador (ponto focal) pela UON do projecto de investigação conjunta no marco da cooperação bilateral com o Departamento de Genética e Biología Genómica da Facultade de Ciências da saúde da Universidade de Leicester, Inglaterra, Reino Unido.
  • Colaborador da Revista Virtual “Contribuições à Economia”. Universidade de Málaga. Espanha e Membro do Comité Científico da Revista Electrónica de Universidade e Sociedade (RECUS). Equador.
  • Coordenador dos programas de formação pós-graduada; dos cursos de curta duração/de extensão universitária; dos projectos de investigação científica, entre outros, da Faculdade de Medicina da UON.
  • Coordenador-adjunto da Sub-comissão científica da Facultade de Medicina, da UON, do Comité de Especialidades do MPLA do Ensino Superior em Cabinda.
  • Fundador das Jornadas “Kilamba: O Médico das Comunidades” pela Faculdade de Medicina da UON.
  • Cordenador dos cursos de curta duração ministrados pela Faculdade de Medicina da Universidade 11 de Novembro (desde a sua 1ª Edição até a a actual 3ª).
  • Presidente do Conselho Científico e Presidente da Comité de Ética da Faculdade de Medicina da UON.
  • Orientador de vários Trabalhos de Fim de Curso (TFC) de Licenciatura e de 5 (Cinco) Dissertações.
  • Presidente e primeiro vogal de vários TFC, tanto no nível da graduação, como mestrado.
  • Membro da Comissão Provincial (Cabinda) de Prevenção e Combate à COVID-19.
  • Membro da Comissão Nacional de Avaliação e Acreditação de Cursos e Estudos de Ensino Superior de Moçambique.
  • Membro do Comité Científico do Mestrado em Metodologias de Ensino Superior. Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED) de Cabinda-Angola.
  • Membro da Comissão do Projecto de Especialização em Intervenção Comunitária. Instituto Politécnico da Universidade 11 de Novembro. Cabinda-Angola.
  • Coordenador adjunto do Projecto de Mestrado em Gestão dos Serviços de Saúde. Instituto Politécnico da Universidade 11 de Novembro. Cabinda-Angola.